Siga-nos

Prouni 2021- Como Ingressar na Faculdade

Publicado

em

Prouni 2021 foi alterado? Essa é uma questão muito relevante para quem deseja cursar o ensino superior.

Anúncios

Pois o Prouni tem ajudado milhares de estudantes em todo território nacional. Ter uma ajudinha na hora de pagar as despesas da faculdade é muito bem-vinda.

inscrição Prouni 2021 tem despertado o interesse maior nos estudantes brasileiros, pois existe a possibilidade real de ter todos os estudos financiados pelo projeto.

Essa com certeza é a grande vontade de todo estudante, pois o número de pessoas necessitadas é grande.

Anúncios

Segundo dados do Prouni , o número de requerimento de financiamentos e bolsas, cresce de forma relevante em todos os estados brasileiros.

O fato do estudante poder ingressar numa faculdade particular e ter bolsas de até 100% contribui muito para isso.

Prouni 2021 Como Entrar

Antes de se inscrever é muito importante saber se o estudante em questão preenche os requisitos básicos para poder participar do programa.

É preciso inicialmente que o estudante tenha participado do último Enem (exame nacional do ensino médio).

Anúncios

É necessário também que o estudante em questão tenha conseguido pelo menos 450 pontos de média das notas.

Vale lembrar que o estudante requerente ao Prouni, não pode ter zerado a prova de redação, pois esse fator já desclassifica o estudante.

Para bolsas integrais, ou seja, 100%, o requerente precisa comprovar a renda bruta da família em questão, que não poderá ser superior a um salário mínimo e meio por integrante do domicílio.

Para o estudante que deseja a bolsa parcial, a regra é que os integrantes da família não recebam mais do que três salários mínimos por integrante.

O percentual das bolsas nesses caso pode variar muito, pois o fator renda é que vai determinar o tamanho da bolsa.

Outros Requisitos Para Inscrição Prouni

  • Ter estudado na rede privada de ensino com bolsa integral ou parcial.
  • Deficiente físico tem preferência.
  • Ter estudado sempre em escolas públicas ao longo de toda trajetória curricular.
  • Ter estudado na rede privada e pública, e quando estudou na instituição de ensino privado precisa ser na condição de bolsista.
  • O requerente que é professor da rede pública de ensino, que esteja exercendo no momento a profissão do magistério na educação básica, pode concorrer as bolsas em questão.
  • Ser um integrante consolidado em instituição pública que faça parte do quadro pessoal.

Inscrição Prouni 2021

A inscrição deverá ser realizada através da internet sem nenhum custo para o estudante em questão.

Nesse primeiro passo o estudante pode escolher até duas instituições na sua devida ordem de preferência. Vale lembar que é preciso indicar essa ordem.

Entres as bolsas que são disponibilizadas, ainda é possível apontar as preferências do candidato como turno, curso e a instituição que o estudante deseja ingressar.

Vale lembrar que existem bolsas específicas para índios, negros, pardos e deficientes.

No caso de pessoas de baixa renda e que não possuam um computador em casa, o candidato poderá se dirigir a uma instituição de ensino credenciada pelo Prouni.

E ter acesso a um computador para realizar a inscrição de forma totalmente gratuita.

Durante o processo é possível mudar o curso ou a instituição de ensino, porém sempre será validada a última opção escolhida e confirmada pelo candidato.

O critério de classificação é a nota que o estudante consegui no Enem, por isso é super importante ter ido bem nas provas do Enem;

Pois esse é um dos principais requisitos para quem deseja cursar a faculdade pelo sistema do Prouni.

A seleção é feita para apenas um dos cursos escolhidos pelo candidato em questão. Fique atento as chamadas dos aprovados, elas serão realizadas apenas duas vezes.

Os aprovados comprovarão sua identidade com os documentos que utilizou na inscrição.

Os estudantes que não foram escolhidos nessa etapa, terão uma segunda chance para ingressar em faculdades privadas de todo Brasil.

Nese caso é preciso sinalizar que quer fazer parte da lista de espera, pois pode haver desistências e surgir vagas.

As vagas da lista de espera também obedecem ao critério de maior nota obtida no Enem.

Também é necessário que os candidatos se dirijam as respectivas instituições para a comprovação através das documentações solicitados no momento da inscrição.

Os candidatos só não poderão concorrer as vagas da lista de espera se já possuir qualquer outro benefício do Prouni em outros cursos de outras épocas.

Em fim, os requisitos básicos para solicitar o Prouni 2021 são esses ciados ao longo desse artigo. Atenção para cada detalhe e boa sorte!

Posts Relacionados

Todos os artigos presentes neste portal são de nossa propriedade intelectual. As marcas comerciais que porventura possam aparecer, nomes e até mesmo logotipos são de propriedade intelectual das respectivas empresas proprietárias. Este site/blog não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site/blog não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Meta


Copyright ©Doutor Android | 2023 - Todos os Direitos Reservados