Você possui conexão wifi em sua casa ou no trabalho para acessar a internet e ela não é tão boa? Por que isso acontece? É possível fazer alguma coisa para que o sinal melhore e você possa usar a internet em qualquer lugar?
DESCOBRIR SENHA WIFI
Existe uma razão (ou várias razões) para que o sinal wifi seja fraco dentro da sua casa ou no seu trabalho e a causa mais comum é que o roteador da internet utilizado esteja sofrendo interferências para transmitir o sinal.
Uma outra causa bastante frequente sobre problemas com o wifi, é a contratação errada do plano de internet. Mas, como identificar isso? O ideal é que você entenda um pouco sobre o assunto. Então, acompanhe o artigo e descubra mais informações.

Mas afinal, o que é wifi e por que conseguimos ficar conectados à internet sem usar fios?
Pode ser em qualquer lugar: no ônibus, shopping center, em um bar ou mesmo dentro da sua própria casa. Hoje em dia é extremamente fácil encontrar sinal wifi para acessar a internet. Vejamos como isso funciona.
As duas sílabas “wifi” são uma abreviação de duas palavras em inglês: “wireless fidelity”. Se fôssemos traduzir à risca, teríamos: fidelidade sem fios. Assim conectamos dois ou mais aparelhos (celulares, notebooks, TVs) ao roteador da internet.
É ele que gerencia o seu acesso à internet (e o das demais pessoas que eventualmente estejam no mesmo ambiente). Ele (o roteador) é uma peça fundamental e falaremos mais sobre isso, para que você possa escolher o melhor.
DESCOBRIR SENHA WIFI
Você já ouviu falar alguma vez sobre “Vic Hayes”?
Dentre as perguntas que mais intrigam o ser humano, estão: “como” o wifi foi criado? “quando” ele foi criado? E finalmente: “por quem” ele foi criado? Segundo o que se estuda, o wifi foi criado ao longo do tempo e não há, necessariamente, um inventor.
Porém, relaciona-se à um homem chamado Vic Hayes a paternidade do wifi. Isso acontece porque em 1997 ele era o chefe da empresa responsável pelos estudos dos padrões de comunicação para transmissão de sinais sem fio.
Essa empresa (o IEEE) conseguiu estabelecer o padrão de comunicação “802.11”, o qual conseguiu transmitir e codificar sinais sem fio. E foi esse padrão que se tornou a base para que o wifi funcione tão bem.
Chegou a hora de você descobrir como o wifi funciona
Você já viu ou se comunicou alguma vez por rádios (walkie talkie)? O wifi funciona de maneira muito parecida, ou seja, um aparelho envia e o outro recebe informações. Mas isso é feito com uma distância e alcance bem menores que o dos rádios.
Já foram identificados ao menos 5 padrões principais de wifi. São eles que codificam o sinal, determinam a frequência e definem a velocidade da transmissão dos dados e o alcance do sinal. O padrão 802.11ac é o melhor hoje em dia e foi criado em 2013.
A frequência do sinal sempre interfere no alcance e velocidade. Nos dias atuais se usam com frequência a de 5 GHz (que é mais rápida e tem alcance reduzido) e a de 2,4 GHz (com alcance maior, porém mais lenta).
Como escolher o melhor roteador para gerenciar o acesso à internet?
Como dissemos anteriormente, para que você possa melhorar o sinal de conexão wifi, será necessário pensar na aquisição de um bom roteador. Acredite, ele fará toda a diferença no ambiente.
Saber qual é a velocidade da internet (de upload e download) que você contratou te permitirá saber se precisa de um roteador com portas Gigabit ou Fast Ethernet. Outro detalhe é se serão muitos equipamentos conectados ao mesmo tempo no local.
Como é o local? Se for grande ou com muitas paredes, será recomendado um roteador com tecnologia Mesh, que permitem a estabilidade do sinal e a instalação de módulos em diferentes ambientes.
Algumas dicas preciosas para potencializar o sinal wifi na sua casa ou no seu trabalho
DESCOBRIR SENHA WIFI
Nem sempre é possível ter o sinal em todos os lugares, mas algumas coisas podem ajudar (e muito) na hora de receber um bom sinal e continuar vendo aquele vídeo ou baixando algumas fotos que recebeu. Saiba quais são elas:
- manter os equipamentos (roteadores e placas de rede do computador) que transmitem a conexão wireless sempre atualizados. Troque-os sempre por modelos atualizados, se puder.
- o ideal é sempre o roteador ficar em um lugar alto, para permitir que o wifi “sinal” se expanda lateralmente e para baixo.
- esteja atento para que o roteador sempre no cômodo ou local mais frequentado. de preferência para o lado, e coloque o roteador no local da casa que é mais usado pela família.
- use senhas com padrões mais difíceis de serem descobertos, inserindo nelas caracteres especiais como “@, #, %, &”. Outra boa dica será alterar com frequência sua senha, não permitindo que vizinhos venham a usar o sinal e diminuir a sua velocidade.
- os repetidores de sinal podem ser uma ótima opção se sua casa ou trabalho tiverem paredes grossas que impedem o sinal.
- os jogos online, streaming e baixar vídeos consomem muito da conexão. Esteja atento à isso, especialmente se mais de uma pessoa estiver usando esses aplicativos.
- Reiniciar o seu roteador com frequência é uma excelente opção para melhorar a sua conexão wifi
Baixe o melhor aplicativo para testar sua velocidade agora.
Nem todas as dicas que foram passadas anteriormente farão milagres com relação ao cesso do sinal do wifi, porém saber como e quando usá-las pode melhorar bastante os problemas diários que você enfrenta.
Acesse nossa categoria Dicas veja os conteúdos para você.
Conhece a frase: “o barato às vezes sai caro”? Isso vale ouro em se tratando de tecnologia, portanto, se puder, adquira sempre boas marcas e modelos de roteadores. Atualize sempre os seus equipamentos para ter um bom sinal wifi.