Carregando...

WhatsApp Pagamentos - Como Funciona?

Anúncios

Em uma de suas atualizações recorrentes, o WhatsApp pagamentos surgiu como uma nova ferramenta para facilitar o dia a dia das pessoas.

Porém, muitas ainda não sabem sobre o seu uso ou então, ainda tem dúvidas sobre como utilizá-la corretamente. 

O WhatsApp é um aplicativo que permite a troca de mensagens instantâneas através de uma conexão com a internet.

Anúncios

Além disso, os usuários também podem encaminhar arquivos como fotos, vídeos e receber chamadas de voz e vídeo. 

Hoje, é quase impossível viver sem ele. Dessa forma, o WhatsApp pagamentos vai exercer ainda mais uma função importante na nossa rotina: a transferência de dinheiro.

O que é exatamente o WhatsApp pagamentos?

O WhatsApp pagamentos ou então, o WhatsApp Pay é uma nova ferramenta desse aplicativo de mensagens que possibilita ao usuário realizar transferências bancárias de dinheiro dentro da aba de conversas pessoais.  

Este serviço já está disponível para todos os usuários no Brasil e também, na Índia, que são os principais países que o utilizam.

Anúncios

O serviço é habilitado no app através do Facebook Pay, que é um método autorizado pelo Banco Central, e é processado pela Cielo. 

Por meio de um cadastro na plataforma, é possível enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp pagamentos, sem o pagamento de taxas.

Além disso, existe todo o acompanhamento das transferências pelo próprio app mensageiro. 

Como o WhatsApp pagamentos funciona?

Com o WhatsApp pagamentos, é possível fazer as suas transferências para outra Pessoa Física. Elas estão liberadas para execução 24 horas por dia, em qualquer dia da semana.

Mas, para utilizá-lo, é preciso ficar atento a algumas especificações. 

Com isso, podemos dizer antecipadamente que este serviço está disponível para quem realiza o cadastro com um cartão pré-pago, de débito ou então, cartões com dupla função que sejam emitidos pelas instituições parceiras. 

Dessa forma, para o seu conhecimento, os bancos parceiros dessa ferramenta são: Banco do Brasil, Bradesco, Banco Inter, Itaú, Mercado Pago, Neon, Next, Nubank, Santander, Sicredi e Woop (uma conta digital da Sicredi). 

Existe limite de transações ou taxas aplicadas nessas transferências bancárias?

Em relação ao limite de transações do WhatsApp pagamentos, se você já utiliza um serviço parecido com esse em outros bancos, sabe que ele é comum.

Este tipo de ação funciona, principalmente, para manter a segurança da sua conta bancária. 

No aplicativo, o limite de transações bancárias diário que um usuário pode realizar é de R$1 mil reais, e recebe um limite de até 20 transações por dia.

No mês, o valor máximo é de R$5 mil. Sendo assim, se o limite acabar, a ferramenta não vai funcionar. 

Ou seja, essa não é uma solução de pagamentos para empresas que possuem um alto fluxo de caixa.

O seu objetivo é auxiliar o dia a dia de pessoas comuns e trabalhadores individuais, que movimentam poucas quantias de dinheiro. 

Veja como fazer a transferência pelo WhatsApp pagamentos da forma correta

Agora que você conhece os principais pontos sobre o WhatsApp pagamentos, está na hora de conferir um pequeno passo a passo de como ativar a ferramenta no seu aplicativo.

Para isso, acompanhe a seguir: 

Com isso, você termina de configurar o WhatsApp pagamentos e, na próxima vez que for utilizar os serviços.

Com isso, você só vai precisar digitar o valor da transferência, o PIN e validar a sua operação para o usuário correto. 

Vale lembrar que sempre que uma transferência for feita, o histórico fica disponível tanto em uma aba “geral” bem como na própria conversa da pessoa com quem o pagamento foi feito.

Sempre que uma transferência do WhatsApp pagamentos for realizada com sucesso, o seu status será “Efetuado”.

Conforme utilizar o serviço, você vai notar que também vão existir os status “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Não efetuado” e “Expirado”. 

Baixe e o WhatsApp e aproveite todos os seus recursos grátis 

Depois de conferir este conteúdo e conhecer mais sobre a ferramenta WhatsApp pagamentos, separamos um pequeno passo a passo de como baixar o app no seu celular.

Para baixar, primeiro vá até a sua loja de aplicativos que é a App Store no sistema IOS e a Google Play Store no sistema Android.

Então, ainda na tela inicial, vá até o campo de pesquisa localizado na parte superior e digite “WhatsApp”, sem as aspas. 

Assim que o resultado da pesquisa aparecer, verifique todas as informações e, com tudo certo, clique na opção “Instalar”.

O download demora alguns segundos mas, assim que terminar, o app já vai aparecer no seu menu do celular como disponível.