Pensando em reformar casa? Não importa se você está em um imóvel grande ou pequeno, se ele é estilo antigo ou mais moderno.
A verdade é que a reforma der um imóvel exige bastante atenção e cuidados.
Se não forem abalos na estrutura do imóvel que sejam de difícil reparação ou até impossíveis, vale muito a pena reformar a casa ou apartamento, principalmente se você já proprietário de tal imóvel.
Para reformar casa são necessárias coisas básicas como planejamento, ajuda de terceiros e uma boa dose de aprendizado (se você não atuar no ramo), mas é algo bastante prazeroso também.
Vamos ajudar você a entender um pouco disso. Veja também opções de aplicativos de reformar casa.
Antes de tudo: contrate profissionais competentes
Se você comprou uma casa ou apartamento com idade avançada e achou isso uma boa ideia, então agora é hora de ter a certeza absoluta disso.
A primeira coisa à fazer é contratar um profissional para realizar uma vistoria nas estruturas.
Através dela será possível saber, em primeiro lugar, se existe qualquer tipo de abalo, rachadura ou outra questão de igual importância à ser tratada.
Pode haver outros tipos de problemas, tais como pragas ou infiltrações.
Uma vez passada essa primeira análise, restam coisas rotineiras como: pisos e azulejos antigos, pinturas descascadas nas paredes, etc.
Chegou a hora então de contratar um arquiteto ou decorador para ajudá-lo nessa reforma.
Usando a inteligência: comece a reforma da casa de dentro para fora
Muitas vezes pode acontecer de o valor destinado à reforma se acabar antes do término.
Isso acontece muitas vezes pelos imprevistos que podem surgir e obrigar você a eliminar itens que sejam considerados menos importantes.
Para que isso não aconteça, ou caso aconteça, para o impacto ser menor, uma boa dica é começar a reformar os cômodos que necessitam de mais reparos em primeiro lugar.
Assim, se acontecer de faltar ou acabar o dinheiro, dentro da casa estará OK.
Normalmente cozinha e banheiros são os principais cômodos que precisam de reparos ou reformas.
Depois siga para sala e quartos. Uma vez feito isso, podemos pensar em ir para a fachada.
Reformar casa com novas e modernas tecnologias permitirão agilidade
Mesmo durante o processo de planejamento da reforma é extremamente importante pensar em usar novas e modernas tecnologias para diminuir o tempo da obra, especialmente se há urgência em adentrar o imóvel. Alguns exemplos:
- Quando se tratar das ampliações, atente-se ao fato de que aquelas estruturas em concreto armado podem facilmente ser trocadas por estruturas metálicas.
- Se no seu imóvel forem identificados um ou vários problemas de infiltração, saiba que existem alguns sistemas de impermeabilização modernos que podem ser utilizados para substituir as antigas mantas asfálticas.
- Quando e se houver a necessidade de erguer ou construir uma ou mais paredes para separar cômodos, pense que ao invés de usar os tradicionais tijolos ou blocos, você pode optar por usar a tecnologia de painéis em dry wall.
- No que diz respeito à pintar paredes, uma excelente opção para evitar lixamento e várias camadas de tinta é a aplicação de papéis de parede em alguns cômodos como salas, escritórios, banheiros ou quartos.
Ainda há uma boa opção quando se trata de móveis, especialmente se a mioria deles for antigo e está difícil para você adquirir novos ou reformá-los.
Pense em colocar alguns móveis que possuam um estilo mais moderno, para criar contraste.
Em todas as dicas acima haverá economia de tempo e muito menos sujeira para limpar.
Na maioria dos casos, essas opções costumam acelerar a reforma em até 6 vezes mais do que os métodos tradicionais.
Escolha bem a sua mão de obra antes de reformar a casa
Contratar uma boa e qualificada mão de obra não é luxo, mas sim, uma necessidade.
Isso também proporcionará à você maior agilidade na obra e especialmente trará a garantia de um trabalho bem feito.
Afinal de contas, é quase certo que você não quer sentir na pele os efeitos daquelas frases populares: “o barato sai caro” e “quem paga mal, paga duas vezes”.
Fuja do retrabalho e invista tempo na análise desse ponto.
Há ainda mais um ponto essencial à ser considerado: se por ventura ocorrer na sua obra um acidente de trabalho, ter uma boa empresa contratada pode te dar tranquilidade e evitar a necessidade de pagar indenizações.
Planeje antecipadamente o pagamento da reforma
Pronto, chegamos à última dica. Mas, ela na realidade está trelada ao princípio de tudo, afinal, planejar-se financeiramente para evitar surpresas no meio do caminho.
Escolha uma forma de pagamento que esteja dentro das suas possibilidades e planeje cuidadosamente cada etapa. Monte um cronograma de datas e acompanhe cada etapa dele.
Se você está comprando e será necessário reformar casa, então uma excelente opção será realizar essa compra através de um consórcio.