Saiba Emitir CRLV Eletrônico Pelo Celular

Anúncios

Muitos motoristas ainda encontram dificuldade para emitir CRLV eletrônico, mas na verdade o documento digital trouxe mais facilidade e economia ao proprietário do veículo.

Logo, já que agora é possível acessar através do smartphone e não há mais taxa de emissão.

Anúncios

O Certificado de Registro de Veículo (CRV), bem como o Certificado de Licenciamento Anual (CLA), passaram a ser disponibilizados por um aplicativo do Detran desde o início de 2021.

Antes, esses documentos eram apenas físicos e por isso havia um custo. 

Anúncios

Felizmente, agora é possível emitir CRLV Eletrônico em poucos passos e gratuitamente.

Confira nos tópicos seguintes para que serve este documento, como instalar o aplicativo correto e qual é o passo a passo para realizar a emissão do Certificado.

Saiba o que é Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV)

Se por acaso essa for a primeira vez que você ouve falar neste documento, então esse tópico será essencial para que você compreenda a sua utilidade.

Como já tínhamos mencionado anteriormente, o Certificado de Registro de Veículo e o Certificado de Licenciamento Anual;

Antes eram documentos físicos, passaram a compor o novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Deste modo, os documentos agora se tornaram um só e não geram os mesmos custos para o proprietário do veículo e o órgão emissor, que é o Detran.

Além disso, você não precisa mais ir até uma unidade do Departamento de Trânsito para solicitar o Certificado. 

Qualquer pessoa pode emitir CRLV eletrônico? 

Essa é uma dúvida comum entre os proprietários de veículos, especialmente porque o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo só passou a ser emitido pela internet em todo o Brasil há pouco tempo.

Nem todas as pessoas podem emitir CRLV eletrônico de imediato, em alguns casos é necessário entrar em contato.

O Detran para solicitar o acesso ao documento eletrônico, este é o caso de quem possui um veículo licenciado até 14 de janeiro de 2021.

Se esse for o seu caso, você ainda tem a opção de preencher o documento físico no cartório mais próximo e para obter a facilidade da emissão eletrônica.

Ainda posso solicitar o documento físico ou apenas emitir CRLV eletrônico?

Essa é outra dúvida comum entre os proprietários de veículos, em especial daqueles que não costumam utilizar aplicativos com frequência.

Desse modo, antes de falarmos mais sobre isso, é preciso explicar o que acontece quando o motorista não possui o CRLV: 

Apesar de não existir mais a obrigatoriedade do motorista apresentar o documento físico, as pessoas que não têm acesso à internet ou não se adaptaram ao modelo eletrônico.

Ainda podem solicitar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo no Detran. 

Além do mais, o certificado ainda é um documento obrigatório para todos os motoristas, por esse motivo.

Caso o seu veículo seja compartilhado com outras pessoas, basta emitir CRLV eletrônico e compartilhar com até outros 5 motoristas.

O que é Carteira Digital de Trânsito?

Se você está interessado em emitir CRLV eletrônico, isso deverá ser feito através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Nada mais é do que a Carteira Nacional de Habilitação Digital e proporciona ao motorista uma série de facilidades.

Ao instalar esse programa no seu smartphone, você conseguirá compartilhar informações com a sua assinatura digital em um formato que possui validade legal (padrão da ICP-Brasil) conforme prevê a Medida Provisória 2.200/2001.  

Além disso, o uso da sua Carteira Digital de Trânsito também dispensa o uso da CNH física.

O que proporciona mais segurança ao motorista em caso de furto ou perda do documento. Confira no próximo tópico como instalar o App e emitir CRLV eletrônico!

Aprenda como instalar o App da Carteira Digital de Trânsito (CDT)  

Agora que você já sabe como é possível emitir CRLV eletrônico, é necessário instalar o aplicativo que oferece esse serviço.

Para isso, basta entrar na Google Play ou App Store e procurar pela Carteira Digital de Trânsito, depois é só aguardar o download ser concluído.  

Com o programa instalado no seu aparelho celular, você irá clicar em “Entrar com o gov.br” e em seguida terá de informar o seu CPF e senha de acesso (a mesma utilizada no site).

Por ser o primeiro acesso, um código também será enviado ao seu smartphone.

Ao entrar no Menu Principal, clique em “Veículos” e depois selecione “Toque aqui para adicionar um CRLV”, a partir desse momento serão solicitados alguns dados do seu Certificado.

Após preencher tudo corretamente, será possível emitir CRLV eletrônico!