Tirar identidade de forma totalmente digital já é possível no estado de São Paulo RG digital, essa excelente notícia foi dada pela Polícia Civil do estado em questão.
Essa medida com certeza vai facilitar e muito a vida de quem precisa emitir esse importante documento.
A Secretaria de Segurança Pública também é responsável pelo RG digital.
Essa versão digitalizada pode ser utilizada em todo território nacional, mesmo que a pessoa não possua mais o documento de identidade na versão física.
Lembrando que para usufruir do RG digital, é necessário ser maior de 16 anos de idade.
Além de ter tido a primeira identidade emitida no estado de São Paulo sendo que a mesma tenha sido emitida do ano 2014 em diante.
RG Digital Qr code
Os novos documentos de identidade, devem conter na sua parte de trás;
Ou seja, no verso, o Qr code, para que possa ser facilmente identificado pelo órgão que estará solicitando seu documento de identificação.
Todo o processo é extremamente rápido e fácil de ser fazer, bastando apenas que o usuário em questão baixe o aplicativo RG Digital SP, o app está disponível tanto para o sistema Android como para o sistema Apple.
É super simples instalar e usar.
Qualquer usuário intermediário, que já possua o hábito de baixar aplicativos nas lojas credenciadas, pode fazer todo o processo de emissão do RG digital;
Sem nenhuma dificuldade, pois tudo é super intuitivo e rápido, dessa forma a inclusão é mais abrangente.
Como Emitir o RG Digital
Após baixar o app, instalar e conceder as devidas permissões que são obrigatórias, o usuário em questão deverá clicar em “Adicionar RG” ou se o usuário pretender emitir uma segunda via é só clicar em “Emitir Segunda Via”.
Em seguida é só colocar o número do documento de identidade com o dígito de identificação e clicar em “Solicitar”. Para prosseguir é preciso aceitar os termos e condições que o aplicativo pede. É sempre importante ler os termos e condições.
Após clicar em aceitar os termos e condições, é necessário clicar em “Reconhecimento” para que seja iniciado o procedimento de validação biométrica.
Nesse momento o aplicativo vai dar instruções sobre a distância entre a câmera e a face do cadastrante.
A dica é escolher um local com boa iluminação, além de ter certeza que a câmera do celular em questão esteja em perfeitas condições de uso;
Pois imagens desfocadas ou sem resolução não são aceitas pelo app, atenção para essas dicas para que consiga validar.
Quanto Tempo Leva o Procedimento de RG Digital
Todo o processo é muito rápido e fácil de se fazer. Dando sequência, após fazer o reconhecimento facial citado acima.
A plataforma vai solicitar a criação de uma senha que contenha 4 dígitos ou habilitar o leitor de impressão digital para agilizar futura utilização.
Feito todo o processo e estando tudo certinho o sistema vai pedir para concluir o cadastro. A partir daí é só o usuário clicar em visualizar o RG e pronto.
É possível também ter acesso ao documento de identidade digital recém criado através da opção “Minha carteira”.
A Tecnologia Chega aos Documentos Principais
Era de se esperar, pois a tecnologia avança rapidamente em todas as áreas da sociedade, e não poderia ser diferente nos sistemas cadastrais como, RG, CNH, CPF entre outros.
A vida moderna já pede essas mudanças em caráter urgente.
Afinal o grande papel da tecnologia é tornar a vida mais rápida e fácil para que possamos ter mais tempo para tarefas agradáveis e gozar de mais tempo com as pessoas que amamos.
Viva a vida moderna! E bem vindos ao terceiro milênio!
Haverá um dia em que um simples olhar de um ser humano, será capaz de identificar todos os seus documentos, formação, formação e todos os aspectos da pessoa em questão.
Ou talvez seremos escaneados, e através disso sermos completamente desvendados.
Enquanto esse maravilhoso futuro não é a nossa realidade, vamos nos contentar com o RG digital, como um primeiro salto nessa área de nossas vidas.
Nós ainda estamos aprendendo a conviver com essas tecnologias novas. E que venha o futuro!
Vale lembrar que preciso ter cuidado com aplicativos maliciosos, que visam captar dados e comportamento dos usuários;
A dica é identificar se o app é seguro através da internet, dos comentários e das avaliações, como tudo avança o crime também avança.
Em fim é só seguir o passo a passo deste poust e emitir o RG digital ou a emissão de segunda via.
Vale lembrar que por enquanto só está disponível para o estado de São Paulo, no entanto, deve chegar a todo Brasil em pouco tempo! Boa sorte!