Como Colocar Silicone Pelo SUS “Prótese”

Anúncios

Colocar silicone pelo SUS, o nosso famoso Sistema Único de Saúde, já bem conhecido e sofrido. Essa frase com certeza mexe com a cabeça das mulheres brasileiras, pois sem sombra de dúvidas esse é o sonho de muitas delas. Vamos ver a realidade nesse poust.

Esse desejo de colocar prótese de silicone pelo SUS, já é bem antigo e uma unanimidade entre as mulheres de baixa renda. É preciso entender em quais situações é possível realizar a cirurgia de forma gratuita. Vamos detalhar tudo nesse poust.

Anúncios

Colocar silicone grátis pelo SUS é possível sim, porém existem algumas restrições. Vale lembrar que o Sistema Único de Saúde também disponibiliza outras cirurgias plásticas, no entanto, o procedimento é sempre feito por motivos específicos e não por estética.

Como Colocar Silicone Pelo SUS

O Sistema Único de Saúde é uma conquista das classes de baixa renda de nosso país. É possível realizar quase todas as consultas ou procedimentos cirúrgicos, no entanto, em caso de cirurgias plásticas ou pedido para colocar silicone segue algumas normas.

Anúncios

Existem várias situações em que é possível fazer o pedido e ser atendido. São elas:

  • Em caso de queimaduras severas em que tenham comprometido seriamente as mamas.
  • Em caso de mulheres que tiveram câncer de mama, e que precisaram fazer o procedimento para a retirada da mama.
  • Em caso de violência doméstica em que a mulher tenha parte da mama alterada ou dilacerada.
  • Em caso de acidente grave onde a mama for atingida e precisar se reconstruída.

Como Fazer Solicitação Para Colocar Silicone Grátis Pelo SUS

O procedimento para fazer o pedido de reconstrução de mama por alguns dos motivos citados acima é bem simples. Basta o paciente ir até uma unidade básica de saúde de seu estado e preencher os requezitos básicos para ter acesso ao procedimento.

Vale lembrar que a fila é grande como em todo processo que se faz através do Sistema Único de Saúde. É preciso paciência e uma dose de insistência para conseguir esse procedimento em específico. Mas vale a pena porque o procedimento será feito.

Existem caso em que mulheres tem às duas mamas destruídas, seja por acidente, ou seja, por doença, nesse caso é possível fazer tudo no mesmo pedido. No Brasil a taxa de incidência do câncer de mama é de 51,29 a cada 100 mil mulheres (dados do ano 2019)

Compensa Colocar Silicone Pelo SUS

Vamos pensar o seguinte; se a mulher em questão se encaixa nos requisitos básicos citados nessa matéria, e ainda sim pertencer às classes mais baixas, e não possuir plano de saúde que cubra o procedimento a resposta é “sim”, com certeza compensa.

Agora se a mulher em questão tem um bom plano de saúde, ou tem condição financeira para arcar com os custos de todo o processo, a resposta é “não”, pois o processo pelo SUS é lento e na maioria das vezes é preciso entrar numa fila de espera enorme.

Ainda existe o fator emocional, pois mulheres que precisam desse tipo de procedimento estão muito abaladas emocionalmente, e como se não bastasse, é preciso passar por toda a demora que o SUS oferece para realizar tais procedimentos.

O Impacto Emocional nas Mulheres que Perdem a Mama

Sabemos que a mama é algo muito íntimo e importante para as mulheres, o impacto emocional é muito grande na maioria das mulheresmastectomizadas, ou seja, que tiveram suas mamas retiradas. É preciso um acompanhamento profissional nesses casos.

Pois, além da estética, a mama tem uma relação direta com a feminilidade da mulher. Em muitos casos, as mulheres têm medo de perder seus parceiros, ou ainda que não consiga mais ter naturalidade nas relações íntimas com seus respectivos parceiros.

Por isso mesmo é que é de suma importância um acompanhamento pisicológico profissional durante todo o processo, para que esse impacto emocional seja diminuído ao máximo possível, para que a paciente volte a ter sua vida normal o mais rápido possível. Saiba mais como o SUS oferece o procedimento.

A dica é sempre realizar o exame de toque, em no caso de qualquer dúvida procurar imediatamente um médico da área para fazer os exames necessários, pois quanto antes descoberto melhor para se tratar. Não é indicado protelar nesses casos.

Segundo o ministério da saúde mais de 59.700 (cinquenta e nove mil e setecentas) mulheres foram acometidas pelo câncer de mama no ano de 2019. É um volume expressivo, por isso mesmo a prevenção é importantíssima nesses casos.

Em fim, caso se encaixe nos requisitos básicos descritos nesse poust, é só procurar uma unidade básica de saúde é fazer seu pedido, a dica final é ir o quanto antes, pois a fila pode ser grande e a espera também. Boa sorte!

Você também deve se interessar

Ômicron – Conheça a Variante do Covid-19

Ômicron – Conheça a Variante do Covid-19

Nos últimos dias, Ômicron, uma nova variante do Covid-19 chegou ao conhecimento dos profissionais de...

App de Consultas Médicas

App de Consultas Médicas

Um app de consultas médicas é perfeito para manter as suas visitas em dia. Principalmente, se você...

Saiba Como Fazer Otoplastia Gratuita

Saiba Como Fazer Otoplastia Gratuita

A otoplastia é um procedimento relativamente simples que devolve em muitos casos a alta estima da...