Saiba como baixar o aplicativo para ter acesso ao auxílio inclusão e outros benefícios do Governo Federal. Tenha todos os dados em mãos e solicite serviços, direto pelo seu aparelho de celular, conectado pela internet.
Aprenda como funciona o aplicativo e o passo a passo para baixar em seu celular. Vamos te explicar de forma clara e fácil, tudo sobre os benefícios do Governo Federal além de te mostrar todas as funções do aplicativo.
Fique ligado até o final desse artigo e tenha todas as informações necessárias para saber quem tem direito ao auxílio inclusão. Aprenda a baixar o aplicativo e consultar todos os seus direitos sem precisar sair de casa.
Aplicativo gratuito
Primeiramente é importante frisar que o aplicativo do auxílio inclusão, funciona de forma totalmente gratuita. Qualquer outro que seja apresentado e que não seja de graça, não é o aplicativo verdadeiro.
Com os avanços da tecnologia, até mesmo os golpes estão com uma roupagem diferente. Então, é necessário estar sempre atento e verificar a segurança do site que te apresentar um aplicativo. Muitos deles são usados para golpes tecnológicos.
Pensando nisso que escrevemos este artigo, que irá ensinar o caminho seguro para ter acesso às informações sobre o auxílio inclusão e outros tantos aplicativos de benefícios do Governo Federal do Brasil.
O que é o auxílio inclusão?
Esse auxílio foi regulamentado na Lei 14.176/2021, mas ele vem sendo estudado e proposto desde o ano de 2015. O principal objetivo é apoiar e estimular as pessoas com alguma deficiência, a entrar no mercado de trabalho.
Destinado às pessoas que já se beneficiam do conhecido BPC e também para aqueles que receberam o referido benefício por mais de cinco anos, a partir do ano de 2016. Com isso, é possível ganhar uma renda extra.
Para tal, é necessário estar dentro das normas e regras do auxílio inclusão e provar a real necessidade do mesmo. Isso evita que, de alguma forma, haja fraudes no sistema e traz mais segurança para os beneficiados pelo programa.
Quem tem direito de receber e qual o valor?
Trata-se de um valor pago pelo governo federal para todos os beneficiários que estejam devidamente regularizados junto ao Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. Existem várias regras que devem ser observadas.
Uma portaria do INSS, de novembro de 2021, contém todas as regras sobre o recebimento de tal benefício e demais informações pertinentes ao assunto. Pode ser pedido por pessoas que tenha algum tipo de deficiência e possam comprovar a mesma.
Quem já fez parte do programa BPC anteriormente, também tem seu direito resguardado, de receber o auxílio inclusão. O valor do benefício esta em R$ 606,00 para o ano de 2022 e pode ser alterado ao decorrer do tempo.
Regras a serem obedecidas
Para que uma pessoa receba o auxílio inclusão, é necessário que seja cumpridas algumas regras. Elas são estabelecidas para que haja coerência com a real necessidade de cada beneficiário, ficando difícil haver contradições. Algumas regras são:
- Inscrição atualizada no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal)
- Estar devidamente inscrito ao Regime Geral de Previdência Social
- Não ter nome restrito junto aos órgãos de proteção e restrição ao crédito
- Renda de até dois salários mínimos na família
- Ser beneficiário do BPC ou ter recebido esse auxílio nos últimos cinco anos
- Provar deficiência através de laudo médico atualizado.
Todos esses detalhes conseguem provar a real necessidade de recebimento do auxílio inclusão. Com eles, o Governo Federal pode manter atualizado o cadastro de todos os beneficiários. Isso traz segurança para os beneficiários.
Para tirar todas as dúvidas sobre o auxílio inclusão, você pode ir até a secretaria de assistência e desenvolvimento social de sua cidade, Lá estão os dados do seu CadÚnico e demais informações.
Solicite seu benefício
Primeiramente, é necessário fazer um cadastro no site do Meu INSS. Isso pode ser feito pelo computador ou pelo celular. Basta entrar no site e fazer sua conta com usuário e senha. Com esses dados já é possível solicitar o seu benefício.
O atendimento via telefone, é feito pelo número da central do INSS, que é o 135. Siga o passo a passo ensinado pelo atendente e faça o pedido do seu auxílio de forma rápida e muito prática. Outra forma é o aplicativo do INSS.
Mas se você procura facilidade e praticidade, vamos te ensinar um passo a passo muito fácil ao final desse texto. Por esse meio será mais rápido fazer o seu cadastro e verificar se tem ou não direito ao auxílio inclusão.
Baixando o aplicativo Auxílio Brasil
Antes de mais nada, te convido a saber mais sobre todos os aplicativo de benefícios do Governo Federal, acessando a nossa aba aplicativos. Lá você encontra todas as novidades em aplicativos para aparelhos de celular smartphone.
Pelo celular ou computador, baixe o app Auxílio Inclusão para começar a sua consulta e possivelmente realizar o seu cadastro. Você será direcionado para uma nova página e deve clicar em instalar aplicativo.
Após isso, basta se cadastrar no aplicativo, informando alguns dados que serão pedidos, assim como número dos documentos pessoais, endereço de email e mais alguns detalhes. Todos os dados informados são mantidos em segurança. Não perca tempo!