Facebook Ads – Saiba como funciona essa plataforma para anúncios

Publicidade

O Facebook Ads é uma das ferramentas de anúncios online mais utilizada no mundo. Esse sistema de mídia paga dá aos usuários e donos de negócios uma enorme variedade de anúncios, tanto no próprio Facebook como no Instagram. 

Sendo assim, essa ferramenta é amplamente utilizada nas estratégias de Marketing Digital. Isso porque ela permite que alguns pontos importantes em relação ao público-alvo e o seu objetivo principal sejam decididos em cada campanha. 

Publicidade

Ou seja, o Facebook Ads faz com que as suas campanhas alcancem diferentes públicos, onde é possível misturar interesses, gêneros, localizações, idades entre outras opções que formam um grupo de pessoas certas para o objetivo da marca.

Imagem do (Google)

Mas, como funciona o Facebook Ads para os anúncios?

O interessante do Facebook Ads com certeza é a sua vasta possibilidade de customizar e acompanhar os anúncios criados tanto na plataforma do Facebook bem como na do Instagram. Assim, ele insere essas campanhas no feed dos usuários. 

No entanto, a efetividade desse anúncio ou campanha vai depender de alguns pontos que, em sua maioria, são escolhidos por você ou pela sua estratégia de marketing. Ou seja, é uma combinação de fatores. 

Sendo assim, o Facebook Ads leva em consideração o seu investimento monetário, a segmentação do público escolhido, o prazo estabelecido para a veiculação e também, o formato da publicidade. 

Entenda a seguir, alguns dos conceitos básicos do Facebook Ads 

No Facebook Ads, existem conceitos básicos para entender melhor a ferramenta. Um deles, por exemplo, é o gerenciador de negócios. Este, é responsável pelo monitoramento dos seus anúncios. Enquanto que o Ad são as mídias que você paga para aparecer. 

Publicidade

O Pixel de conversão mostra a efetividade dos anúncios fora do Facebook, como no seu site, por exemplo. Já no impulsionamento, é pago um valor para fazer com que uma publicação chegue para mais pessoas de diferentes grupos, baseado na sua performance.

Os ROAS do Facebook Ads é uma das partes mais importante, pois é ele que vai mensurar a efetividade da sua campanha e calcular quanta receita entrou a partir do dinheiro investido na campanha. 

O que são impressões, cliques e conversões e porque isso é importante?

As impressões no Facebook Ads são bem simples de entender: É a quantidade de vezes que o anúncio entrou em exibição. Ou seja, em quantos feeds ela apareceu. Já os cliques, revelam quantas vezes os usuários clicaram nos seus anúncios.

Para algumas pessoas, entender as conversões pode ser um pouco mais complicado. No entanto, basta ter em mente que a conversão corresponde às ações completas que o usuário realizou.

Ou seja, se o objetivo era gerar mais vendas, e ele acessou o site e fez uma compra, a conversão pode ser considerada um sucesso. Se você ainda não sabe qual anúncio é mais efetivo, faça o teste A/B. Nele, você experimenta diferentes formatos de anúncios.

Confira o passo a passo de como anunciar nesta plataforma pelo Gerenciador de Negócios  

Para que você possa entender melhor como o Facebook Ads funciona para as suas publicidades, montamos abaixo um passo a passo de como elas são feitas dentro da plataforma. Acompanhe: 

  • Primeiro, abra acesse o Gerenciador de Negócios e faça Login com a conta;
  • Segundo, defina o objetivo do anúncio (reconhecimento da marca, alcance, tráfego e etc). Aproveite o recurso com ícone (i) para entender melhor sobre cada um deles;
  • Terceiro, vá até o fim da página e confirme a opção escolhida;
  • Quarto, escolha o tipo de investimento: “Teste A/B” ou “Otimização de orçamento”; 
  • Quinto, defina os detalhes sobre o seu público da campanha (Localização, idade, gênero, entre outros);
  • Sexto, escolha um bom posicionamento para o anúncio. O próprio sistema exibe as opções de automático e manual. Escolha também, em qual rede social ele vai aparecer;
  • Sétimo, defina o orçamento disponível e o tempo de veiculação para o anúncio. 
  • Oitavo, insira a arte ou o seu conteúdo criado na fanpage certa. Nessa etapa, as mídias de carrossel, imagens, vídeos, textos, entre outros entram na plataforma;

Todas estas etapas para incluir o seu anúncio no Facebook Ads são feitas passo a passo em cada tela da plataforma. Ou seja, você não precisa ter medo de se perder ao longo do caminho, pois existem várias informações e explicações em cada uma delas. 

Se você ainda não sabe como criar o seu anúncio, uma boa ideia é visitar a Biblioteca de Anúncios do Facebook. Nela, você encontra diversas opções para se inspirar entre os que já estão ativos no sistema. 

Para isso, acesse a ferramenta e no campo de busca, coloque o nome de uma empresa ou marca que você queira verificar. Essa opção é perfeita tanto para ter ideias como para ver se as suas campanhas seguem os mesmos modelos. 

Baixe o aplicativo Facebook Ads Manager e acompanhe as suas publicidades pelo celular 

O aplicativo Facebook Ads Manager foi pensado exatamente para as pequenas empresas e para profissionais liberais que querem atrair mais clientes. Se você gosta de acompanhar este tipo de conteúdo, visite a nossa página de Aplicativos

Para baixar, primeiro verifique o seu acesso a uma rede de internet Wi-Fi. Depois, entre na sua loja de aplicativos que pode ser a Play Store ou então, a App Store. No campo de busca, digite “Facebook Ads Manager” sem as aspas. 

Verifique os resultados, o seu desenvolvedor é a Meta Platforms, Inc. Então, clique em “Instalar”. O processo demora alguns segundos mas, assim que terminar, um ícone vai aparecer no seu telefone. Agora é só acessar e configurar os seus anúncios!