O aplicativo espião WhatsApp espelho faz parte de uma lista de malwares que trouxe preocupação para muitas pessoas. Chamado BRata, ele foi desenvolvido no Brasil e tem como objetivo monitorar e usar o aparelho sem deixar nenhum tipo de rastro para o usuário.
Este novo segmento de “aplicativo” afeta a segurança de muitas pessoas. Isso porque, a forma como ele se instala é bem difícil de identificar, pois o app se passa por uma atualização do WhatsApp. Dessa forma, muitos não desconfiam que algo não está correto.
Com isso, o aplicativo espião WhatsApp espelho consegue enviar informações confidenciais em tempo real para os criminosos desse malware. Além, de permitir o acesso remoto ao aparelho telefônico. Estima-se que este app malicioso já tenha feito cerca de 20 mil vítimas.

Quais são as características do aplicativo espião WhatsApp espelho BRata?
Já que o aplicativo espião WhatsApp espelho foi criado no Brasil, o seu sistema funciona inteiramente em porturguês. Por isso, leva o nome de BRata, que significa Brazilian RAT, uma sigla para Remote Access Tool, Ferramenta de Acesso Remoto, em português.
Este malware teve sua divulgação durante a Conferência Latinoamericana de Segurança Kaspersky, que ocorreu na Argentina. O BRata, embora seja um tipo de trojan, (software malicioso), faz parte de uma família de malwares já conhecida pelos pesquisadores de segurança.
O BRata é capaz de ter controle total do celular infectado, ele pode ler e enviar mensagens, ver fotos, habilitar a câmera e o microfone. Além de ler o histórico de sites visitados, acessar a localização, entrar em apps, e ainda, logar no seu app de banco utilizando as informações verdadeiras.
Como o aplicativo espião WhatsApp espelho conseguiu entrar nos celulares das vítimas?
Para ter acesso aos celulares das vítimas, este aplicativo espião WhatsApp espelho teve que ser disfarçado. Para isso, ele teve o seu anúncio como uma atualização do WhatsApp. Dessa forma, muitas pessoas que não sabiam exatamente como realizar esta atualização, baixaram o app errado.
Este programa totalmente falso entrou na loja de aplicativos Google Play Store e teve mais de 10 mil downloads. Assim que foi avisado, o Google retirou o app do ar. Porém, muitas pessoas já haviam feito o download do BRata em seus celulares.
Este pico de 10 mil downloads aconteceu quando o WhatsApp avisou os seus mais de 1 bilhão de usuários que havia uma vulnerabilidade no aplicativo. E que por isso, todos precisavam fazer o quando antes uma atualização do app.
Saiba como este aplicativo espião WhatsApp espelho funciona
Assim que este malware entra no celular, tudo o que é feito passa a ser replicado para o criminoso. Só para exemplificar, quando uma pessoa acessa o app do seu banco, ele consegue ver tudo o que é digitado, como o número da conta, agência e senha.
Com essas informações, os criminosos aproveitam para realizar o acesso ao celular no momento mais oportuno. Assim, eles fazem transações bancárias que, para o banco, não são identificadas como fraude, pois foram realizadas de um aparelho legítimo.
Depois que o golpe é concluído, este aplicativo espião WhatsApp espelho é desinstalado sozinho, sem deixar rastros. Assim, quando a vítima descobre o que aconteceu, já é tarde demais para entender o que ocorreu.
Existem formas de evitar este aplicativo espião WhatsApp espelho?
Além da possibilidade baixar o app direto de uma loja de aplicativos como a Google Play Store, também existem outros meios desse aplicativo espião WhatsApp espelho se propagar. Ele pode chegar por um SMS em forma de notificação ou mensagem no WhatsApp. Veja alguns pontos que você deve se atentar:
- Atenção às permissões solicitadas: Para que estes tipos de apps maliciosos consiga controlar o celular, o usuário deve aceitar as permissões exigidas. Por isso, sempre desconfie se o aplicativo que você instalou pede a permissão de algum recurso que não faz parte de suas funções.
- Cuidado antes de clicar: Não acesse sites com URLSs desconhecidas. E principalmente, não clique nas notificações que normalmente parecem “saltar” na tela. Por mais que tenha recebido de um amigo ou familiar, o melhor é evitar o acesso.
- Fique atento à veracidade das informações: Por mais que cada vez mais os golpes virtuais estejam sofisticados, sempre existem alguns indícios. No caso do BRata, por exemplo, ele estava disponível para download com o logo do WhatsApp em azul, e com o nome “Atualização Whats App V2.0”. E ainda, tinha um cirador desconhecido. Quando se fosse real, deveria ter o nome do Facebook, empresa dona do app mensageiro.
Em qualquer um dos casos, estes apps sempre irão pedir que o usuário faça o download de algum tipo de programa. Com isso, o malware pode aparecer também em sites hackeados. Portanto, seguir as recomendações de segurança descritas acima são essenciais.
Normalmente, este tipo de crime costuma se aproveitar da falta de informação das pessoas. Por isso, se os usuários sempre ficarem atentos a como estes golpes funcionam, eles podem se proteger melhor e não cair facilmente nessas armadilhas.
Veja agora mesmo como instalar um antivírus seguro no seu celular
Além de estar atento ao que acessa em seu celular, outra importante ação é instalar um aplicativo de antivírus. Assim, o seu aparelho também fica protegido de outras ameaças. Para isso, conheça outros apps úteis para o seu celular na nossa página de Aplicativos!
Um app recomendado para evitar ameaças como o aplicativo espião WhatsApp espelho é o Avast. Ele está na loja de aplicativos (Google Play Store ou App Store), basta clicar no botão “Instalar”. Quando o download terminar, abra o app e clique em “Escanear”.
Com isso, o app faz uma varredura e busca por arquivos maliciosos. Com o processo finalizado, ele irá mostrar se existe ou não alguma ameaça. Outras ações que ajudam na sua segurança são o VPN para uma navegação privada e segura, e o alerta de senhas comprometidas.